A diferença entre os cultos de latria, dulia e hiperdulia.

Alguns protestantes confundem o culto que os católicos tributam aos santos com o culto que se deve a Deus. Para introduzir o assunto da intercessão dos santos é necessário esclarecer a diferença que existe entre os cultos de “dulia”, “hiperdulia” e “latria”. 

Em grego, o termo “douleuo” significa “honrar” e não “adorar”. No sentido verbal, adorar (ad orare) significa simplesmente orar ou reverenciar a alguém.A Sagrada Escritura usa o termo “adorar” em várias acepções, tanto no sentido de douleuo como de latreuo, como demonstrarei através da “Vulgata”, Bíblia católica original e escrita em latim.
“Tu adorarás o teu Deus” (Mt 4, 10)
“Abraão, levantando os olhos, viu três varões em pé, junto a ele. Tanto que ele os viu, correu da porta da tenda a recebê-los e prostrando em terra os adorou” (Gn. 18,2).Eis os dois sentidos bem indicados pela própria Bíblia: adoração suprema, devida só a Deus; adoração de reverência, devida a outras pessoas.A Igreja católica, no seu ensino teológico, determina tudo isso com uma exatidão matemática.

A adoração, do lado de seu objeto, divide-se em três classes de culto: 


1.
 culto de latria (grego: “latreuo”) quer dizer adorar – É o culto reservado a Deus .2. culto de dulia (grego: “douleuo”) quer dizer honrar. 

3.
 culto de hiperdulia (grego: hyper, acima de; douleuo, honra) ou acima do culto de honra, sem atingir o culto de adoração. A latria é o culto que se deve somente a Deus e consiste em reconhecer nele a divindade, prestando uma homenagem absoluta e suprema, como criador e redentor dos homens. Ou seja, reconhecer que ele é o Senhor de todas as coisas e criador de todos nós, etc.O culto de dulia é especial aos santos, como sendo amigos de Deus.O culto de hiperdulia é o culto especial devido a Maria Santíssima, como Mãe de Deus.Alguns protestantes dizem que toda a “inclinação”, “genuflexão”, etc, é um ato eminentemente de “adoração”, só devido à Deus.
Já demonstramos, com o trecho do Gênesis, que isso não procede. Todavia, para deixar mais claro o problema, devemos recordar que o culto de “latria” (ou de “dulia”) é um ato interno da alma.A adoração é, eminentemente, um ato interior do homem, que pode se manifestar de formas variadas, conforme as circunstâncias e as disposições de alma de cada um.Os atos exteriores – como genuflexão, inclinação, etc -, são classificados tendo em vista o “objeto” a que se destinam. Se é aos santos que se presta a inclinação, é claro que se trata de um culto de dulia. Se é a Deus, o culto é de latria.Aliás, a inclinação pode ser até um ato de agressão, como no caso dos soldados de Pilatos que, zombando de Nosso Senhor, ”lhe cuspiram no rosto e, prostrando-se de joelhos, o adoraram” (Mc 15, 19).
A objeção protestante, dessa forma, cai por terra. Ou eles teriam que afirmar que havia uma ”adoração” por parte dos soldados de Pilatos, o que é absurdo! Eles simulavam uma adoração (ou veneração ao “Rei dos Judeus), através de atos exteriores, mas seu desejo era de zombaria.

fonte: http://arquidiocesedecampogrande.org.br

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