Como bloquear anúncios e posts patrocinados em sites e no Facebook

 A maioria dos sites se sustenta através de anúncios, mas alguns exageram na dose e acabam incomodando o visitante. Se você frequenta muitos sites assim, como o Facebook e sua coluna de posts patrocinados e outros anúncios relacionados, uma boa saída pode ser a instalação de um bloqueador de anúncios em seu navegador.

Essas extensões ocultam anúncios baseadas em “listas negras”. Ela são flexíveis e extensíveis, ou seja, você pode criar exceções para determinados sites, permitindo a eles exibirem anúncios, e acrescentar novas regras para eventuais propagandas que não constem no banco de dados. Abaixo, bloqueados de ads para os três principais navegadores do mercado: Chrome, Firefox e Internet Explorer.

Adblock Plus (Chrome e Firefox)

Ícone do Adblock Plus.

Para os navegadores Chrome e Firefox, a melhor opção é a extensão Adblock Plus. Não tem muito segredo, basta instalá-la e só. Um ícone vermelho com as letras “ABP” surge na interface (imagem acima) indicando que ela está ativa; ao clicar, dá para criar novos filtros ou desativar a extensão para o site em exibição no momento. A criação de filtros também pode ser feita via menu de contexto (botão direito do mouse) no elemento que se deseja bloquear.

O Adblock Plus ainda conta com uma seção de configurações, com as opções de exceções de domínios e filtros personalizados em listas e alguns ajustes, como ocultar o ícone e estender o bloqueio de anúncios para os textuais também.

Configurações do Adblock Plus.

Simple Adblock (Internet Explorer)

A solução para o Internet Explorer atende pelo nome de Simple Adblock. E faz jus a ele, já que a instalação e uso são super simples.

Menu de contexto do Simple Adblock.

Após baixar e instalar o Simple Adblock, é preciso dar permissão à extensão no IE. Uma barra amarela surge no rodapé da página; nela, clique em “Habilitar” e tudo ficará bem.

Habilitar Simple Adblock.

No geral, não é preciso mexer em mais nada, a menos que você queira adicionar exceções (sites em que as propagandas serão exibidas) ou acessar as parcas configurações (só dá para mudar seu país e ativar filtros de privacidade). Para tanto, é preciso ativar a barra de status do Internet Explorer que, na versão 9, vem desativada. Clique com o botão direito na borda de cima, perto da barra de endereços e abas, e clique em “Barra de status”.

Mostrar a barra de status do Internet Explorer 9.

Com isso, uma nova barra surgirá no rodapé da janela com o ícone do Simple Adblock lá (primeira imagem, acima).

***

Apesar dos problemas que gera para sites que dependem de publicidade para sobreviver, osbloqueadores de anúncios tornam a navegação mais fluída, por deixar de carregar os pesados anúncios, e agradável, já que em geral esses anúncios bloqueados são invasivos e de mau gosto.

Fonte: Por Rodrigo Ghedin
Anúncios
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s